ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O currículo da educação infantil é organizado de modo a atender aos interesses dos grupos de crianças de 1 ano e 9 meses a 5 anos e 9 meses, às necessidades próprias de cada idade, ao contexto das situações físicas e sociais e ao seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem, promovendo sua interação com o meio, intermediada pela cultura e fundamentada nos seguintes princípios:

  • Princípios Éticos – da solidariedade, autonomia, responsabilidade e respeito aos outros e ao bem comum. No dia a dia da escola as crianças são incentivadas a fazer sozinhas o que já conseguem fazer sem ajuda, a repartir, a ajudar, a ser solidárias com os mais pobres, a cuidar do ambiente da escola, a respeitar os animais, a natureza e todas as pessoas com as quais convivem. Momentos de rodas de conversa, brincadeiras, participação em eventos e celebrações da escola, bem como em atividades com a presença dos pais e outros convidados, na escola, propiciam oportunidade para o desenvolvimento desses princípios.
  • Princípios Políticos – dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. A escola procura utilizar-se de acontecimentos rotineiros como a construção das regras da sala, a escolha do ajudante do dia e mesmo a participação em eventos, para envolver as crianças nos acontecimentos atuais que nos atingem no dia a dia. Procura-se dar a elas a oportunidade de fazer escolhas, sempre que possível. O jogo e as brincadeiras também têm um importante papel no desenvolvimento desses princípios, pois propicia a aprendizagem de que pode-se perder ou ganhar, mas o importante é sempre participar.
  • Princípios Estéticos – da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. A arte é cultivada e manifestada na escola de várias maneiras, em atividades culturalmente significativas. Nas atividades de pintura, na construção com sucatas, na dança, no teatro, no trabalho com argila e tinta, no contato com obras artísticas, bem como com seus criadores. Em alguns momentos, recebendo a visita destes, em outros, visitando seus ateliers e galerias de artes e outros locais em que a arte e a cultura acontecem. Organizamos também eventos como a Mostra Cultural, em que as crianças produzem obras que são expostas para as famílias e convidados. A escola possui espaços de aprendizagem apropriados, como atelier de artes, sala de dança, palco, sala de leitura.
  • O currículo da Educação Infantil baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na BNCC e é desenvolvido por meio de projetos que abarcam os campos de aprendizagem, apontados pela BNCC como estruturantes da organização curricular da Educação Infantil (o eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações) e envolve uma ação pedagógica que prioriza a ludicidade, a continuidade e experiências significativas que propiciam o aprofundamento dos saberes.

    Ao final da Educação Infantil, são realizadas visitas à sala do 1º ano, atividades em conjunto com os alunos destas turmas, bem como encontros com as professoras, promovendo um primeiro contato das crianças com o Ensino Fundamental, o que propicia uma transição tranquila entre as duas etapas da Educação Básica.

    A escola dispõe de vários espaços de aprendizagem, em que são desenvolvidas as mais diversas atividades como rodinhas, conto e reconto de histórias, dramatizações, oficinas de arte, leituras na sala de aula, ciranda do livro e outras como aula de música, psicomotricidade, Inglês, informática, natação, dança e futsal.

    Todas as atividades são estruturadas, sempre, levando em conta a brincadeira, a interação e a intencionalidade pedagógica.

    A Escola Imaculada está em Goiânia desde 1971.