Organização da Ação Educativa na Educação Infantil

ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. O Brinquedo Livre - Todos os dias, ao chegarem, as crianças têm um momento para brincar com os brinquedos do armário. A professora/auxiliar só interfere para incentivar as trocas, a partilha, integrar alguém aos grupos ou intermediar a resolução de conflitos.
  2. A Rodinha - Um momento de conversa que acontece todos os dias. As crianças contam suas histórias, ouvem as professoras e os colegas, argumentam, discutem seus pontos de vista. Conversam sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos, planejam ações e às vezes recebem visitas de pessoas e até de animais domésticos.
  3. Atividades Artísticas e de Escrita – O desenho faz parte do dia a dia das crianças, bem como a pintura, o recorte, a colagem, o trabalho com a argila, a massinha e a escrita espontânea. Os jogos, as brincadeiras e os materiais concretos são utilizados nas atividades matemáticas.
  4. Hora da História – A história é contada na sala de atividades ou na sala de leitura e sempre termina com uma atividade de interpretação e/ou reconto oral ou por meio do desenho e/ou da escrita espontânea.

    Às segundas-feiras, esse momento é para o reconto das histórias dos livros levados para casa, na sexta, no projeto Ciranda da Leitura.

  5. Espaços de aprendizagem – Durante a semana, as crianças fazem atividades em todos os espaços de aprendizagem, fora da sala de aula, como a sala de psicomotricidade, a capela, a sala de leitura, o atelier de arte, o laboratório de informática, a cozinha experimental, o viveiro de animais, a horta, o palco (teatro), o salão de dança, os campos de futebol, a quadra poliesportiva, as piscinas e toda a área verde que também é muito aproveitada para atividades, principalmente as brincadeiras.
  6. A Recreação – Todos os dias as crianças brincam durante meia hora no pátio da escola, no gramado, na caixa de areia ou no parque. Há também momentos de brincadeiras dirigidas, principalmente, nos dias de chuva, em que brincam nas áreas cobertas.
  7. O Lanche – A hora do lanche é um importante momento de integração e desenvolvimento da autonomia. As mesas e bancos são ao ar livre, embaixo das árvores, o que o torna bastante agradável.

    Todos os anos, a escola desenvolve o projeto: Alimentação saudável, em que estimula as crianças a se alimentarem de forma mais saudável. O projeto inclui o plantio na horta, cuidar da planta, colher, preparar o alimento na cozinha experimental, geralmente, com a presença de algum familiar das crianças. Nesse projeto, recebem também profissionais como nutricionistas, chefes de cozinha e outros.

    A hora do lanche também é utilizada para estimular hábitos como a mastigação correta, a higiene dos alimentos, a diversificação destes na alimentação e para desenvolver a autonomia das crianças, pois elas são incentivadas a abrir a própria lancheira, colocar o suco no copo, jogar as embalagens na lixeira e guardar seus vasilhames após lanchar. A partilha também é incentivada nesse momento.

  8. Higiene Corporal – A higiene corporal é abordada inicialmente por meio de um projeto, do qual participam inclusive alguns pais, profissionais da saúde ou de outras áreas, como médicos, odontólogos, cabeleireiros e outros.

    A partir daí, são cultivados os hábitos de lavar as mãos (ao irem ao banheiro, antes e após o lanche ou quando manusearem quaisquer objetos ou produtos como tinta, argila, terra, areia e outros), além de outros hábitos de higiene.

  9. Os Passeios – São geralmente planejados para enriquecer os conhecimentos das crianças a respeito dos temas enfocados nos projetos que estão sendo desenvolvidos no momento. Para participar destes, as crianças devem ser autorizadas, por escrito, pelas famílias.
  10. Os Eventos e as Celebrações Religiosas –Durante o ano, são promovidos vários eventos, como Caminhada pela vida, Festa junina, Festa da família, Torneio de Futsal, Mostra Cultural, Espetáculo de dança, festa de encerramento do ano letivo, além de celebrações religiosas como Páscoa, Coroação de Nossa Senhora, Abertura do mês da Bíblia e Natal, que são momentos de socialização e integração, quase sempre com a participação da família.
  11. Integração Família/Escola – A família tem um amplo espaço de participação na escola. Além de participar das reuniões de pais, dos momentos de avaliação e dos eventos promovidos pela escola, é também convidada a entrar na sala de aula e promover atividades com as crianças, bem como organizar atividades recreativas.

    Essas atividades abordam os mais variados temas, que são escolhidos pelas crianças, sempre em consonância com os projetos desenvolvidos e acontecem nos vários ambientes da escola como: a cozinha experimental, a horta, o laboratório de ciências, o palco, os campos de futebol e outros. A participação das famílias é efetiva e animada, o que contribui em muito para o desenvolvimento de seus filhos e para o estabelecimento de uma relação de confiança entre a família e a escola.

A Escola Imaculada está em Goiânia desde 1971.

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