PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
A “Escola Imaculada”, baseada no direito de livre iniciativa e associação, organiza-se como instituição isenta de posicionamento político-partidário, com o objetivo primordial de proporcionar ao aluno a educação na fé, por meio de uma prática educativa marcada pelo selo evangélico da filiação divina e da fraternidade, orientada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do ser humano em todas as suas potencialidades e dimensões, preparando-o também para o exercício consciente da cidadania.
No cumprimento dessa missão, a Escola Imaculada requer das famílias sintonia com seus objetivos educacionais, favorecendo e dando oportunidades para isso, uma vez que só a unidade de esforços e a atitude de mútua colaboração, sincera, aberta e participativa possibilitarão a consecução das metas propostas.
FILOSOFIA DA INSTITUIÇÃO
A Escola Imaculada alicerça sua proposta pedagógica na ideia de que deve trabalhar para formar homens criativos, investigativos, descobridores, de mentes críticas, capazes de, dentro de uma coletividade, num processo de cooperação e respeito mútuo, socializando-se e descentralizando o mundo ao redor de si, conseguir alcançar a sua autonomia pessoal e intelectual.
FINALIDADES, OBJETIVOS E COMPROMISSOS DA INSTITUIÇÃO
No desenvolvimento de suas atividades, a Escola orienta-se pelas normas legais quanto aos fins da educação e inspira-se nos princípios evangélicos e nos valores humano-cristãos de solidariedade, objetivando:
- A assimilação vivencial da concepção cristã da vida e do mundo e a consequente valorização à promoção da vida e o respeito à dignidade e à liberdade fundamental da pessoa humana;
- O desenvolvimento integral do ser humano, sua capacitação para o compromisso com a história de seu tempo a partir de uma postura nitidamente cristã, sua participação na obra do bem comum e o seu compromisso com a transformação e o crescimento da sociedade;
- A formação de um cidadão capaz de compreender a realidade social; consciente de seus direitos e responsabilidades, cujos princípios sejam fundamentados na ética e na democracia;
- Ministrar a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, em regime regular anual, no período diurno, matutino e vespertino, atendendo a crianças de ambos os sexos, obedecendo ao processo de autorização e à legislação vigente.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica da Escola Imaculada baseia-se no sociointeracionismo e está embasada, principalmente, nas concepções teóricas de L.S. Vygotsky, Wallon e outros, que concebem o homem como um ser que se desenvolve a partir da interação com o seu meio sociocultural, bem como nas DCNEI e na BNCC, que apontam as interações e a brincadeira como Eixos Estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil.
O conhecimento é construído pelo indivíduo na interação com seus pares, com os adultos e com todo o seu meio sociocultural, levando em conta as aprendizagens essenciais a serem promovidas nos diversos campos de aprendizagem.
METODOLOGIA
Considerando esses pressupostos teóricos acima expostos, a metodologia da escola prioriza as trocas entre os alunos e destes com seus professores, bem como a participação efetiva da família e de outros convidados como artistas e outros profissionais em atividades da escola, além de propiciar a vivência dos alunos de atividades sociais e culturais, dentro e fora da escola, a partir da organização de eventos, passeios, viagens e outros.
A Escola Imaculada, partindo da consideração e do respeito ao ser original de cada criança, tem em conta a condição e a necessidade daquelas pessoas que lhe são confiadas e busca, com todo interesse, o bem de cada uma, ajudando-as em seu processo, para fazer emergir nelas o melhor de si mesmas.
Trabalha a partir da metodologia de projetos, uma metodologia participativa e dinâmica, em que professores e alunos envolvem-se em trocas de experiências, num processo contínuo em que todos tornam-se aprendizes.
Utiliza-se de todo o espaço de aprendizagem disponível na escola (mais de 10.000 m2), para desenvolver as mais variadas atividades e enriquecer as experiências dos alunos, além de outros espaços, fora da escola, explorados em visitas, passeios e viagens educativas.
O processo de alfabetização ocorre de uma forma lúdica e natural, pois as crianças são inseridas num rico ambiente alfabetizador, desde os 2 anos, tendo um contato rico e variado com os mais diversos portadores de texto e com experiências que envolvem a leitura e a escrita no dia a dia da escola.
O estilo simples, alegre e amigo faz parte de todos os seus trabalhos, objetivando proporcionar aos alunos a vivência de relações que facilitam a proposta e o desenvolvimento intelectual, social e corporal, num clima de valores positivos, em projetos psicoeducacionais e comunitários, que envolvem também a participação da família, que é convidada a participar não só das festividades, mostras, feiras culturais, como também integra projetos desenvolvidos, na escola, nas mais diversas áreas.
O processo de ensino-aprendizagem, realizado com a participação de todos, é proposto, executado e avaliado numa dinâmica de ação, reflexão, ação, modificação.
Educa-se para que o aluno seja mais feliz, mais capaz, mais crítico, mais criativo, mais justo e fraterno, sendo um aprendiz que traz suas experiências para enriquecer o conhecimento de seus colegas e professores.